Twice x BlackPink - Nasce o novo SNSD x 2NE1?!


Bem, após uma boa quantia de anos, abri o Koreaboo e realmente me deparei com um artigo que dá motivo para pensar e ler com algum interesse. O texto fala sobre como as datas de lançamento semelhantes entre os grupos Twice e BlackPink (dia 24 pro Duas vezes - e dependendo da hora que está a ler o post, o MV já lançou -, e dia 1º de Novembro pro PretoRosa), assim como seu sucesso estrondoso, pode provocar uma disputa em charts e Music Banks da vida semelhante ao que ocorreu em 2009, quando 'I Don't Care' e 'Genie' se digladiaram no mundo do K-pop, no início dessa batalha colossal entre Sones e Blackjacks que provocou muitas rebeliões e guerras em fóruns e comunidades. 

Na data, I Don't Care foi liberada uma semana após Genie e levou 5 Music Banks, 3 Inkigayos e 4 M!Countdowns, antes da regrinha que só permite três vitórias seguidas, enquanto as Soshis emplacaram two victories no Inkigayo e uma no Music Bank, resultados meio irrelevantes, mas que fanbases adoram usar como argumento (ps: no Youtube, a diferença é de 40 para 30 milhões em favor de Taeyeon e suas amigas). 

Posteriormente, a dupla da parede inquebrável do K-pop (não me falem em Sistar, por favor) voltou a se enfrentar diretamente em 2014, com Mr. Mr x Come Back Home (desconsiderando Happy) já no definhar da morte do quarteto da YG. Dessa vez, o Divine 9, em seus últimos momentos, levou vantagem: 2 M!Countdowns contra 2, porém venceram um Music Bank (contra ZERO) e 2 Inkigayos contra 1, além de 64 milhões contra 33 no Youtube.

Mas como isso não importa realmente nada, em vendas digitais, os dois singles do Ex-4 desbancaram os supracitados do SNSD, e isso também não importa muito, já que o SNSD é quem segue vivo hoje em dia, mesmo Jessica. No fim, todos se ferraram diferente, mas uns ainda têm motivos pra sorrir (indireta pra quem entender).

Ah, e isso também não importa nada, pois querer criar uma rivalidade entre dois atos que pouco provaram pra indústria já é algo pífio, e quando a comparação ocorre com dois girlgroups que mandaram no mercado por anos e criaram fanbases e nomes que transcendem o mercado asiático para figurar entre os maiores girlgroups do mundo, o que resta é realmente ignorar e agradecer a pauta gerada. É mais um imediatismo exacerbado por rivalidades que alimentem a indústria, dessas que surge todo trimestre, como BlackPink x Red Velvet, Twice x Gfriend e blábláblá. Grupos se enfrentam toda semana, e rivalidades não são inventadas do nada, elas acontecem. 

"Ah, mas elas conseguiram all-kills, são bem conhecidas, ganharam vários Music Banks e visualizações". 

Me falem disso após mais alguns singles e alguma influência no K-pop. 

"Ah, mas na época de I Don't Care, o 2NE1 ainda era novinho". Sim, porém, o cenário era outro, menos competitivo e relevante, o YG tava mais desesperado que eu atrás de assunto e não existiam referências modernas de girlgroups para comparação, diferente de agora. 

Resumo: seje menas.

E no ensejo: Genie > Come Back Home > I Don't Care >>>>>>>>>>> Mr. Mr. (e olha que sou Sone, por mais que odeio me enfiar em fandoms). 

E não deixe de curtir a página do Delírios no Facebook.

Marcadores: ,