MAMA 2016 - Indicados, Votação, Quem Deve Levar, Minha Torcida e Quem Não Pode Passar Perto do Prêmio.


Pois bem, meus queridos. Finalmente saíram os indicados ao MAMA, aquele prêmio que odiamos e adoramos ao mesmo tempo. 

A lista segue o padrão anual de injustiças, algumas surpresas e o sempre polêmico e obscuro critério de votação.

Bem, baseado nisso e nos vários pedidos por mais interação no formulário de pesquisa que realizei para comemorar as 500 curtidas, resolvi abrir aqui o questionário com as mesmas perguntas do MAMA para saber quem seriam os vencedores pelos leitores do Blog. Dividi todas as perguntas em duas partes para burlar o sistema do Survey Monkey, que só permite 10 perguntas para usuários pobres (que eles chamam de Free).

Ambos estarão abertos até dia 27 de Novembro às 11:45pm. O post ficará anexado no topo do Blog, então não se assustem caso entrem no Delírios por semanas sempre com a mesma postagem em primeira visto. Novos textos estarão logo abaixo.

Abaixo, votem nas enquetes, e logo após, estão meus comentários sobre os indicados do ano (para votar oficialmente na página do MAMA, clique aqui).

Edit 31/10 - O Survey Monkey tem um limite de respostas visíveis pela conta Free, então recriei a parte 1 do formulário pelo Docs. As respostas anteriores também serão contabilizadas no resultado final.


Segunda Parte


Como qualquer votação, o MAMA sempre abre espaço para discussão acerca da justiça e eficácia dos métodos para escolhidos e vencedores. Algumas faltas são nítidas, enquanto outros elegíveis são questionáveis.

Vale lembrar também, antes dos vitoriosos saírem, que a votação popular conta entre 10-30% no resultado final, de acordo com a categoria. Não façam bafafá caso seu Fav vença por apelo público, mas acabe perdendo no geral.

Vamos aos pitacos (categorias não incluídas se devem a minha falta de interesse ou propriedade para avaliação).

Melhor Novo Artista Masculino

Esperava IMFACT no lugar de KNK, mas de resto é tudo óbvio. NCT 127 vai levar. E incrivelmente, até merecem, pois seu álbum possui ao menos três faixas gostosas - Fire Truck, Mad City e Wake Up, o que já mais do que os outros quatro juntos.

Minha torcida - NCT 127.

Não pode levar jamais - SF9 e Pentagon parecem até o mesmo ato tamanha a falta de criatividade dos singles.

Melhor Nova Artista Feminina

Bolbaggan entrou para preencher quórum, enquanto os outros eram naturais. Votei em WJSN por achar Secret melhor que todo o resto, mas é óbvio que a batalha está entre BlackPink e IOI. As crias do YG causaram maior impacto, mas o IOI nasceu em um programa da Mnet. Então...

Minha torcida - WJSN (mas sei que perderão).

Não pode levar jamais - gugudan.

Melhor Grupo Masculino

Por que 6 nomeados aqui e apenas 5 nas meninas? iKON teve um 2016 irrelevante e não merecia indicação, afinal, Winner teve um Triple-A-Side. Enfim, a batalha está entre EXO e BTS.

Minha torcida - BTS (nunca achei que fosse dizer isso). Save Me, Young Forever e Blood Sweat & Tears fazem por merecer - esqueçamos a existência de Fire, que ainda é a mais vista...

Não pode levar jamais - iKON.

Melhor Grupo Feminino

Twice e Gfriend tiveram, disparadamente, o melhor ano. Wonder Girls lançou um único single e foi muito bem. Mamamoo teve um álbum regular e apesar de não me conquistarem, obtiveram êxito em seus releases. Já Red Velvet realizou seu pior trabalho (One of These Nights) e outro bom (Russian Roulette), mas será o suficiente para tirarem I.O.I, Exid e AOA do páreo??!

De resto, Wonder Girls é intrusa no meio de atos de gerações novas, o que denota a mudança do cenário.

Curiosidade: é a primeira vez que o SNSD não concorre desde 2008.

Minha torcida - Gfriend, que teve dois ótimos singles.

Não pode levar jamais - Acho Red Velvet o que menos merecia estar aí, mas como adoro o grupo, não vou reclamar de nada.

Melhor Artista Masculino

Pelo segundo ano consecutivo, temos uma disputa insípida entre ticos (mulheres >>>). Acho que o Zico leva. Mas realmente, não me importo. Votei no Psy como quem vota em Eduardo Jorge nas eleições presidenciais.

Melhor Artista Feminina

Essa me doeu a alma. Com exceção de Lee Hi, todas Idols lançaram algo que me agrada. Achei Hopefully Sky, da Eunji, a melhor canção entre todas as indicadas, mas Taeyeon teve um ano superior pela quantidade de releases em alto nível, então vai nela. E por critério de vendas e views, Jessica deveria estar aí.

Minha torcida - Tae, mas se Baek A Yeon e Euji levarem, fico feliz.

Não pode levar jamais - Lee Hi tem uma voz incrível, mas tá na hora de escolher melhor seus projetos.

Melhor Performance de Dança Solo

Apenas Luna tem o direito de levar essa. Tem minha torcida e qualquer resultado contrário seria ofensivo.

Melhor Performance de Dança em Grupo Masculino

Votei em Fantasy, do Vixx, mas caso BTS leve (e provavelmente irá), nada alarmante.

                                  Melhor Performance de Dança em Grupo Feminino

Categoria complicada. Gostei da coreografia de todas as indicas. Tive de rever todas e, no momento, estou com Russian Roulette.

Não pode levar jamais - como disse, todas me agradaram de diferentes formas. Nada seria injusto.

Melhor Perfomance Vocal Solo Feminino

Outra complicadíssima. Dentre essas, acho Ailee a mais talentosa, mas como existem infindáveis fatores que interferem, quem melhor utilizou suas cordas foi Eunji. Voto pra ela.

Não pode levar jamais - Yerin Baek (Across the Universe) fez mais do mesmo.

Melhor Performance Vocal em Grupo

Vou em Davichi pela grande harmonia entre as duas integrantes.

Não pode levar jamais - BTOB. Não foi um bom ano pros caras.

Melhor Colaboração

Estou surpreendido que não incluíram o mega hit que foi o dueto entre Jimin e Xiumin. Bem, categoria fraca, cheio de parcerias melosas e enfadonhas, e o único que destoa disso é um V1D4LOK4 genérico. Por demérito alheio, fico com Eric Nam e Wendy.

Não pode levar jamais - Dream, que deve vencer.

Melhor MV

Dos indicados, fico com Carnival, a mais criativa e com fotografia e design de produção cinematográficos. Certamente os jurados não leram meu post sobre LIE, pois o EXID merecia, assim como Russian Roulette (mais que Whistle, que recicla a fórmula de outros 300 vídeos, né?!) uma vaguinha.

Vários Nugus e Flops tiveram clipes destacados este ano (WJSNSnuper, Stellar, Brave Girls, Ladies' Code), e que num mundo justo, receberiam atenção, mas né...

Minha torcida - Carnival. Mas caso BTS leve (e acho que leva), nada anormal.

Não pode levar jamais - Whistle, um emaranhado de coisas já vistas por aí.

Artista do Ano

Sejamos que sinceros que pelo combo de influência, popularidade, conteúdo produzido, vendas e fama, o vencedor deve ser o BTS (por estes mesmos critérios, BigBang papou 2015). Notem a esnobada total do Apink, não indicado a nada (salvo Eunji)

Minha torcida - Gfriend, que entregou dois singles incríveis e conseguiu dominar charts e programinhas mesmo advindas de uma empresa minúscula. O contexto deveria ser mais considerado nesses casos.

Não pode levar jamais - uma galera. Pentagon, SF9, iKON, gugudan etc.

Música do Ano

Todos os indicados em outras categorias focam lembrados, respectivamente, por seus singles de maior sucesso.

Minha torcida - Hopefully Sky.

Não pode levar jamais - Todo mundo que não se chama Eunji ou Luna (e notem que não estou sendo biaísta aqui, pois não acho que Rough e Rain, de minhas favs, mereçam). No entanto, apostaria em BTS (melhor que Monster, hein, ou Twice).

E é isso, meus queridos. O que acharam dos indicados? Quais as maiores injustiças, omissões e quem vocês acham que merecem as honrarias? Deixe suas opiniões nos comentários.

Os resultados de seus votos sairão perto da premiação do MAMA, que ocorre dia 2 de Dezembro, com início do Tapete vermelho às 18 horas e da cerimônia às 20h (pelo KST).

Não deixe de curtir a página do Delírios no Facebook.

Marcadores: , , ,