New York é o símbolo da inconstância de Mamamoo em 2016.


Nunca fui muito fã da discografia do Mamamoo. Não nego os vocais poderosos das meninas e a maturidade das faixas, sempre numa linha de gênero pouco convencional e anacrônica para o K-pop atual, com elementos que vão do PBR&B, passam por (muito) Hip-Hop e desfilam em segmentos do Jazz. Apesar disso, a forma como entregavam as canções nunca me pegou completamente.

Tudo mudou neste ano, com o competente first EP das meninas - Melting. Tanto o lead single 'You're the best' quanto o pre-release Eminem Style, 'I'm Taller Than U' foram divertidas e eficientes, uma boa revitalizada em sua sonoridade.

Na continuidade do ano, ainda acertaram no CF pra LG. Porém, tropeçaram feio nas units, que voltaram ao estilo do Mamamoo que não me atrai.

Com o anúncio de um novo comeback, a pergunta que me veio imediatamente foi: qual Mamamoo saíra agora? A resposta está logo abaixo:


Logo na intro, com o baixo, já podemos definir se tratar de algo que muito provavelmente será do Mamamoo, pois elas se mantêm fiel desde o início da carreira, e isso pode tanto ser um elogio quanto o contrário, já que deixam de cativar novos nichos. Não quer dizer que não há uma experimentação, pois apesar de utilizar muitas características clássicas, seus releases são estruturalmente miscigenados e imprevisíveis.

Às vezes, porém, toda essa ousadia acaba por não funcionar, e New York entra nessa definição. É a junção de tudo que há de bom e não tão bom na carreira do grupo.

A vocalidade entre versos e raps é harmônica, sem exageros e evidenciam seu talento, assim como grande carisma, principalmente de Solar e seu bocão (só poderiam ter deixado essa peruca horrorosa passar, Jeez), mas instrumental e ritmo não cativam. Não há um clímax envolvente e que desperte o desejo de escutá-la sem parar durante dias.
mamamoo new york gif

O MV, ao menos, é divertido, com split screens para mostrar as diferentes realidades, mas como a função de um pre-release é instigar o lançamento principal, New York, comigo, falhou nesta tentativa. Na verdade, a sensação é justamente a contrária, a de baixa expectativa.

Se bem que neste capope 2016, isso talvez sejam o ideal; arrefecer o hype
mamamoo new york gif

Não deixe de curtir a página do Delírios no Facebook.

Marcadores: ,