Apesar do hate invejoso alheio, Taeyeon brilha novamente, dessa vez como alienígena.


Sou muito fã da Taeyeon como todo Sone, imagino. Desde 2010, quando entrei no K-pop, Teieão me chamou atenção pelo carisma, beleza, a personalidade quase bipolar e principalmente o vozeirão, que considero a melhor na música pop coreana.

Basicamente, curtia tudo que ela havia se envolvido até semana passada, onde a meia-boca Starlight me deixou preocupado quanto a seu segundo EP. Graças aos deuses do K-pop, estava enganado, pois Why é maravilhosa. Confira:


O mais engraçado é que lendo os comentários do AKP e do Youtube, vi uma quantidade descomunal de hate. Eu sei que ódio gratuito e provocações são algo natural nesses fandoms que adoram uma guerra, mas o engraçado são os argumentos de quem tenta desmerecer Tae, sempre buscando ressaltar uma suposta falta de originalidade ou a depreciando por ser superestimada pela SM.

A 1ª é uma falácia. O cabalo dela lembra o da Hyuna em Roll Deep? Pode até ser. O visu do MV traz reminiscências de I Just Wanna Dance e Fly? Ok. A batida lembra trocentes batidas de House norte-americano? Talvez. Mas os motivos disso é que se você procurar/ tiver conhecimento ou experiência, vai encontrar referências e similaridades em praticamente tudo, quanto mais na época em que vivemos, onde conceitos reciclam-se freneticamente (nada se cria, tudo se copia, lembra-se?). O problema seria se a cópia fosse enfadonha, sem personalidade e brilho próprio. E quem disser que falta identidade a Why, vai ver suas favs dando disband. 

Já a segunda alegação é, sim, triste, pois a SM distribui obviamente muito mais recursos na soshi master do que em outros artistas, inclusive na própria Tiffany, que viu seu solo debut dar uma leve flopada e obter um MV com orçamento nitidamente inferior. Sem contar o SHY, que vai substituir o eterno prometido debut de Pink Punk como lenda do K-pop após a YG lançar as meninas. Mas - e odeio afirmar tal veracidade - esse foco maior em uma artista é algo que ocorre em todas as empresas: GD, CL, Suzy, Seolhyun, Eunji. É lamentável, mas isso aí é culpa da empresa, não da artista. Francamente, é muita predisposição ao pau pra criar discussão por algo assim.

Seria tão mais fácil apenas degustar da lindeza que é Why, MV e música. É uma espécia de I Summer Version (ambas com o refrão terminando num agudo AAAAAAAI) e isso é um elogio e tanto, pois significa que funciona muito bem e se destaca da massa. A SM vendeu o single como um Dance R&B, mas se coubesse a mim classificá-la, iria descrever como um Tropical House com pitadas de Lounge, perfeita para a estação. A estrutura da track ficou harmônica e orgânica no crescente entre verso - pré-refrão - refrão, sem repetições ou gritos excessivos e com um drop após o second chorus que nos deixa preparados pra ouvir tudo novamente. Replay Power forte. 

Fazia alguns meses que não ficava imediatamente tão animado com uma música dos korebas, desde Sting ou Rough.

A história do MV não é exatamente fascinante, mas o interessante é como amarraram os vídeos de Starlight e Why de modo que um fosse uma pequena história dentro do outro, com Why se passando antes, durante e após o second single.

Pra quem não sacou, primeiro deixo a imagem aqui, necessária pra explicar o negócio (pra não parecer arrogante, eu não notei tudo sozinho. Um comentário do YT me guiou na direção):
Sabe qual o significado dessa imagem? Que Taeyeon é uma Alien.
Why e Starlight são ambas sobre amor de verão, um refresco sazonal. Uma pessoa que quer experimentar coisas novas na vida, principalmente algo que envolva o s2.

Mas o que tem a ver com ela ser um Alien? M74, que está na placa, é o nome de uma galáxia. Mas também é o nome de uma auto-estrada britânica, então como eu tenho certeza que se refere ao lado ufo da coisa? Primeiro porque é mais legal assim, e segundo, a que eu acho mais legal e uma sacada divertida dos produtores, é que M74 é uma galáxia que fica na constelação de Camus Peixes, o signo da Taeyeon

Também pode ser uma metáfora pra ela voltar a ser ela mesma, enquanto o romance vivido com Dean foi algo rápido pra explorar o desconhecido, mas o fato dela receber um "Miss Me" nos dois MVs levanta a hipótese de que alguém a espera no M74. Enfim, é bem mais instigante pensar na Tae como um E.T.

E quando digo algo momentâneo, também serve sobre a suposta morte do Dean, no final de Why. Abram a mente para as metáforas do audiovisual, caras. Dean e a breve relação dos dois acabou, então ele está morto pra Tae, não literalmente. É claro que você pode se aprofundar no fato dela ser um Alien e ter comido o cérebro do moço, mas não creio que seja o caso.

O saldo final é de aprovado com honras. Teião segue arrebentando, cada vez mais ryca e poderosíssima, e quanto aos invejosos:
taeyeon tae snsd gif

Não deixe de curtir a página do Delírios no Facebook.

Marcadores: ,