Review - 5 Centímetros por Segundo

5 Centímetros por Segundo (Byōsoku Go Senchimētoru) é um filme japonês de 2007, dirigido por Makoto Shinkai.
Animação impecável, tão realista e 'crua' que chega a doer. Talvez seja tendência do ser humano, ou apenas um devaneio meu, mas acho natural pensar que no final tudo dará certo, as coisas se resolverão. Mas deixando ilusões de lado, é sabido que a vida pode ser fria e cruel, nos atormentando com os mais angustiantes pesares.

Acho que a película não fala simplesmente sobre amor, mas sim sobre tudo que vamos perdendo na vida, baseado na própria fala do personagem principal: "No ato de viver, vão se acumulando tristezas aqui e ali." Todos nós vamos acumulando expectativas, desejos, anseios, como queiram chamar, conforme a vida passa, mas junto com estás, acumulam-se decepções e tristezas, que muitas vezes nos fazem pensar que rumo nossa vida poderia seguir se algo tivesse acontecido de forma diferente, algumas vezes sugando a vida e sobrepondo-se a realidade, como mostrado no filme.

E quando escrevo diferente, me refiro a qualquer simples detalhe que por vezes poderia mudar de modo incomensurável nossa vida. Imagine o que aconteceria se os dois dessem um jeito de se encontrar e ficar juntos?Imagine se ela esperasse o trem? São muitos "Ses" que definem nossa vida, e infelizmente, as vezes não é possível superá-los.

Apesar disso, dessas incertezas que podem ser muito perturbadores, o longa também mostra como nunca esquecê-las para seguir em frente podem, definitivamente, destruir sua vida. Takaki perdeu toda uma vida até ali, inúmeras outras oportunidades de tentar ser feliz, por se manter preso ao passado, ao contrário de Akari, que ao invés de olhar para trás, seguiu em frente.
Triste, porém verdadeiro, comentar sobre a trilha sonora e os designs em si seria redundante. Belíssima obra!

Obs: Ao contrário do que muitos pensam, o mangá homônimo surgiu após o filme, com arte de Seike Yukiko.

Marcadores: ,